Thursday 22 September 2016

ADORAÇÃO PERFUMADA


MULHER PECADORA
MULHER QUE ADORA A DEUS             12.09.2016   

ADORAÇÃO

A palavra Hebraica para adoração no Velho Testamento é shachah. É traduzida como prostrar, reverenciar, suplicar humildemente. É impossível entender adoração sem relacionar a uma atitude do corpo. Algumas vezes refere-se a levantar as mãos a Deus. Algumas vezes curvar os joelhos. Em Levítico 9:24, as pessoas colocavam o rosto no chão diante do poder do Senhor. A palavra mais usada para adoração no Novo Testamento é proskuneo. Essa palavra é usada mais de 50 vezes. É a combinação de duas palavras gregas pros que significa "ir para" e kuneo que significa "beijar". Proskuneo literalmente significa "ir para beijar". O significado da palavra é perfeitamente expresso pela mulher que lavou os pés de Jesus com lágrimas e então os beijou. Adoração é ter aproximação e contato com Deus. O adorador não irá a Deus como um pedinte, mas como um amante e admirador.


ADORAÇÃO PERFUMADA

Lucas 7:36-50
Jesus deseja te tornar uma celebridade, mas você precisa adorar! Adorar a Deus…
Pela graça e para a glória de Deus, a bíblia esta repleta de histórias acerca da vida de várias mulheres. É maravilhoso saber que o Mestre se importa tanto com Suas filhas e seguidoras, a ponto de ter falado tão detalhadamente acerca de suas vidas em Sua palavra. Verdadeiramente Deus é Deus de detalhes, que se importa com as coisas grandes e com as pequenas da nossa vida!

Foi ontem, na igreja que o Pai me deu a oportunidade de partilhar esta mensagem ou estudo que Ele me havia entregado no mês de Março do ano corrente…Tinhamos palestra marcada para os jovens, mas aconteceu que o palestrante foi impedido de aparecer por motivos pessoais. A Direção da Comissão da Juventude, pela graça de Deus, aproveitou a oportunidade para tirar um tempo com os jovens intercedendo pela juventude, louvando a Deus e eu fui indicada para pregar ou exortar, e foi esta mensagem que vou passar aqui agora que partilhei com os jovens, e posso afirmar que fomos todos grandemente abençoados; verdadeiramente Deus nos ama, Ele é sempre bom, Ele te ama muito…aprenda hoje como adorar a Deus!
Deus quer muito que você rompa barreiras, que você cresça, que saias de um nível para um outro mais alto. Efésios 4:13 Muitos têm buscado adorar a Deus, mas buscam mal por não saberem como O buscar para O adorar. Essa história que Lucas escreveu acerca de Jesus na casa de Simão o fariseu, nos mostra a disputa que existe até hoje, pela atenção do Mestre…todos os adoradores querem tocar Jesus de uma ou de outra forma a fim de chamar a atenção Dele para eles, mas aqui Deus revela seus segredos acerca da adoração…foi Simão naquele tempo quem passou a entender esses segredos e agora nós também temos acesso a eles . Vamos falar de 12 tipos de adoração que a vida da mulher  pecadora pode nos ensinar:

1.   Adoração que tira os limites, quebra as barreiras
Podemos entender no versículo 36 que foi o homem fariseu; Simão, quem convidou Jesus Cristo à sua casa para que comesse com ele, e Jesus entrou e sentou à mesa. No v.37 a mulher pecadora entra em ação nessa história ou relato de Lucas; Ela se apercebe que Jesus estava a mesa em casa do fariseu, então levou um vaso de alabastro com ugüento. Jesus estava dentro da casa do fariseu; a mulher entraria na casa sem ser convidada…estava quebrando os limites da casa de Simão o fariseu; a fim de ir ter direitamente com Jesus. Ela não tinha direito de estar ali.

Que limites você tem enfrentado  em sua vida?
Pobreza? doença? O fato de ter nascido num lugar pobre? Falta de emprego ou de formação académica? Familia quebrada? Pensamentos baixos de si mesmo? Depressão? medo?

Aprenda com essa mulher…não olhe para os limites ou barreiras em sua vida, olha para Jesus, ele te diz que podes todas as coisas em Cristo que te fortalece. (Filipenses 4:13), e nos chama para nos achegarmos a Ele. ( Mateus 11:28-30)

2.   Adoração que é uma oferta para Deus

O versículo 37 nos diz que a mulher levou consigo um vaso de alabastro com ungüento.
O que você leva para Deus toda vez que entra em Sua presença?

Nós somos como vasos nas mãos do Oleiro; vasos na casa do Oleiro; vasos para honra; santificados e idóneos para o uso do Senhor… ( 2 Tm 2:21) Você sabe que sua vida pode ser uma oferta no altar de Deus? Seu coração? Suas vontades, desejos, sentimentos e emoções? Sua alma? O ungüento era uma espécie de pasta que se aplicava na pele, se derretia com o calor do corpo e se transformava em um perfume agradável. Ele era preparado "por perfumistas, ou por um sacerdote, ou por indivíduos particulares, usando uma grande variedade de substâncias aromáticas" (Novo Dicionário da Bíblia).

Como podemos apresentar atitudes que cheiram bem diante de Deus? Nos entregando a Ele em amor e submissão…reconhecendo a Sua grandeza…precisamos estar completamente rendidas aos Seus pés como a mulher pecadora o fez.


3.   Adoração que vence o pecado

A mulher pecadora sabia que a vida que levava não era do agrado de Deus, pois era uma vida voltada para o eu, para a realização das próprias vontades e dos desejos do eu…Ela sabia quem Jesus era e o que Ele pensava do pecado, mas ela sabia também que só Ele poderia perdoar pecados, então não se deixou intimidar pelo pecado, ela passou por cima do pecado para ir ter com Jesus, O Ungido para perdoar pecados e salvar o homem da destruição.
Como está a sua relação com o pecado?

Você ainda vê o teu pecado como sendo grande demais e Deus como sendo muito pequeno? Qual é o tamanho do Teu Deus?
A adoração vitoriosa vence o pecado. Deus te chama, vem e argüi-me…A mulher pecadora foi ter com Cristo. Isaías 1:18 Deus conhece os teus pecados mesmo assim te chama :”vem”…e essa mensagem nunca vai ficar antiga…mas muitas mulheres, não têm aceitado o convite de Deus.

4.   Adoração que chama a atenção de Deus

No versículo 38 lemos que a mulher se colocou por detrás dos pés de Jesus…como quem não queria chamar atenção…, alguém que não queria aparecer, não queria ser visto…porque não era digno…A melhor adoração acontece no anonimato; onde ninguém pode nos ver…no coração…no aposento, no lugar onde estamos a sós com Deus…Deus é Quem te exalta, te expoe, te exibe em Seu tempo…(Provérbios 22:29)
Como você tem tentado chamar a atenção de Deus? Que atitudes você tem tomado para com Ele? Como estão as suas obras? ( Tiago 2:25)


5.   Adoração que move Deus para agir

A mulher pecadora estava fazendo um pedido à Jesus mas sem usar palavras…A mulher chorava, e suas lágrimas regavam os pés do Mestre, e ela enxugava os pés Dele com os seus cabelos…

Quão insistente você tem sido quando pede a Deus para agir em seu favor? Ou à favor dos outros?
A palavra nos conta ainda no livro de Lucas , de uma conversa entre Jesus e Seus discípulos,  acerca do pedir insistentemente. (Lucas 11:5-8) Jesus nos encoraja a pedirmos sem cessar.

6.   Adoração sem medo; com amor e sem vergonha

A mulher pecadora beijava os pés do Mestre; Maria a irmã de Lázaro sentou aos pés do Mestre…mas essa mulher beijava os Seus pés. Devemos adorar a Deus não por termos medo Dele, mas sim porque O amamos e reconhecemos a Sua grandeza…A casa de Simão tinha outras visitas; outros homens estavam ali, mas essa mulher não se incómodou com a presença deles, ela estava ali para adorar o Salvador dela.

Você sente medo de se aproximar de Deus? Como você tem se achegado diante de Deus? Com confiança ou com vergonha?

Deus não quer que tenhamos medo Dele…o temor que devemos ter pelo Senhor é reverência, respeito, amor profundo e não medo! Sinta-se livre para adorar à Deus.

7.   Adoração que prepara o Mestre para o trabalho

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e experimentado nos trabalhos" (Isaías 53:3a)

A mulher ungiu os pés do Mestre com ungüento; Segundo a versão de Lucas; a versão de Mateus e Marcos contam de uma mulher cujo nome também não é sabido, só que o ungüento é derramado na cabeça de Jesus Cristo. Isso era um sinal de preparação para um trabalho. Claro que Jesus Cristo já estava trabalhando, mas a mulher foi lhe fazer um pedido e uma súplica por meio da adoração que ela prestava a Deus…Ela estava demostrando que Ele era o Único capaz de fazer aquele trabalho: “perdoar pecados”…e de que Ele iria até ao fim para salvar o homem porque ninguém, além Dele pode perdoar pecados ou salvar o homem.

Você sabe que a verdadeira adoração (Que reconhece a grandeza de Deus) prepara Deus para agir em teu favor? Como é que você faz as suas petições e súplicas? Você tem derramado o teu coração na presença do Mestre? O nosso Salvador?

8.   Adoração que muda a tua identidade

Podemos pensar na história da mulher encurvada que estava na sinagoga, o homem endemoniado, o homem da mão mirrada e a mulher siro-fenícia…e muitos mais outros cuja vida Deus transformou e cuja identidade Deus mudou…levantando as correntes pesadas, quebrando os jugos, rompendo as cadeias, perdoando pecados.
Jesus mudou a história de muitos segundo a Sua palavra…porquê não mudaria a sua?

Ele quer que você vença o pecado, que reine com Ele começando aqui na terra; O Senhor deseja mudar o teu nome; a tua identidade; a tua história…como está a sua vida de adoração? O fariseu chamou aquela mulher de pecadora…mas Jesus mostrou pra Simão que aquela mulher era uma adoradora! Jesus falou de cada uma das coisas que a mulher fez, que Simão não havia feito!

Ambos Simão e a mulher eram pecadores, e a mulher como aquele que tinha uma dívida pesada para com Cristo…pelos seus muitos pecados; mas porque muito amou, também se lhe foram perdoados os seus muitos pecados!

Jesus veio com a mensagem do perdão dos pecados, e Ele é O Ungido para este trabalho…convida Ele por meio da oração, da adoração para que reine em teu coração e mude tua vida!

9.   Adoração que revela quem Jesus é ( Revelação)

No versículo 49 podemos ver que os homens que estavam a mesa, não sabiam bem quem Jesus era, mas a mulher sabia…Ela sabia que Jesus era O Único Ungido para perdoar pecados por isso foi ter com Ele…

Você tem buscado saber quem Jesus é e o que Ele pode fazer por você?

Jesus Cristo é O nosso Senhor, Salvador e Redentor, o Único que pode perdoar pecados.

10.      Adoração que nos torna celebridades

No versículo 44, Jesus pergunta a Simão:” Vês tu esta mulher?”

Simão já tinha visto a mulher e lhe chamou de pecadora; só que Jesus sabia o que Simão estava pensando e que estava errado, então o Mestre decidiu corrigir Simão…e esclarecer bem quem aquela mulher era…por meio de suas atitudes que eram bem diferentes das atitudes de Simão. Jesus Cristo expôs a mulher pecadora, em frente à todos os que estavam naquela sala, falando das coisas que ela tinha feito à Cristo, ali, dentro daquele lugar, que ninguém havia feito e até não tinham entendido:

ü Regar os pés de Jesus Cristo com làgrimas

ü Enxugar os pés de Jesus Cristo com os cabelos

ü Não parar de beijar os pés de Jesus Cristo

ü Ungir os pés de Jesus Cristo com ungüento

Verdadeiramante Deus é Pai que vê tudo o que fizemos em secreto, mas Ele nos recompensa publicamente…Ele nos exalta publicamente…Mateus 6:6; Hebreus 11:6



Já pensou em ser uma celebridade? Para a glória de Cristo? Para expansão do reino?

Aquilo que você tem, que Deus te deu é tudo o que precisa usar para trazer fama para Deus…Ele te exaltará à Seu tempo e da Sua maneira…Adore a Deus!

11.      Adoração que nos traz o perdão de Deus e a paz com Deus

No versículo 48 Jesus libera o perdão para a mulher pecadora…Que alegria é ser perdoada por Deus;  receber o seu perdão…

Você já aceitou o perdão de Deus? Não importa o que você tenha feito…reconheça a grandeza de Deus, mesmo aos rastos venha adorá-Lo…Ele te perdoará, Ele te receberá…basta apenas confessar e crer que já foste perdoada…vá e não peques mais!

12.      Adoracão que revela a nossa fé em Deus

Hebreus 11:6 cita Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.



A mulher pecadora confiava em Jesus; Ela tinha fé na pessoa de Cristo!
Em quem você confia?
Procure confiar no SENHOR, para tudo...

Escrito por Célia David Pascoal em Março 30, 2016 editado 12/09/2016






No comments:

Post a Comment